Biografia

Anselmo Ralph, nome artístico de Anselmo Cordeiro da Mata, nasceu em 1981 em Luanda (Angola), onde fez os estudos primários. Mais tarde,Anselmo foi para Nova Iorque terminar o seu curso de contabilidade na faculdade da comunidade de Manhattan.

Nos anos 90, Anselmo Ralph viveu alguns anos em Madrid (Espanha) e foi neste local que descobriu a sua paixão pela música. A sua admiração por Juan Luís Guerra causou um grande impacto na sua decisão de se tornar músico tendo, por isso, sido uma grande influência no início da sua carreira.

Já em Nova Iorque, Anselmo Ralph pertenceu a uma banda latina de Rock'n'Roll e, simultaneamente, começou a encetar o seu projecto a solo. Em Janeiro 2006, o músico angolano lança o primeiro álbum “Histórias de Amor”, produzido pela produtora Bom Som, propriedade do próprio artista e do seu agente, Camilo Travassos. O registo, maioritariamente R&B, teve um grande impacto e sucesso.

Prova do grande sucesso do álbum é que, logo a sua chegada ao mercado angolano e internacional, em apenas duas semanas, AnselmoRalph deu o primeiro concerto na Ilha de Luanda para mais de 6 mil pessoas. Duas semanas após este espectáculo, o músico esgotou mais uma data na sala de espetáculos Cine Karl Max, batendo o record de público de concertos dados no mesmo local.

Ainda em 2006, Anselmo Ralph foi nomeado pela cadeia televisiva sul-africana ‘Channel O’ o melhor cantor de R&B, tendo sido também foi nomeado na categoria de Melhor Artista Africano na gala de consagração dos MTV Europe Music Awards 2006 (Novembro), realizados em Copenhaga, na Dinamarca.

Em 2008, Anselmo Ralph assinou com a produtora LS. Produções, fechando um contrato de três álbuns. Nesse mesmo ano, o artista teve vários espectáculos em Angola e em países como Portugal, Holanda, Inglaterra, Moçambique, África do Sul, Sao Tomé e Príncipe, Brasil, Namíbia.

Dois anos depois, em 2009, depois de conseguir conquistar o mundo com as suas histórias de amor, e novamente a 14 de Fevereiro, o músico lançou o terceiro álbum “O Cupido” (Duplo CD e DVD) que, em apenas 9 horas, atingiu o recorde de vendas de 22.600 cópias, 30.000 unidades em menos de um mês. Ao fim de 4 meses já havia vendido 40.000 cópias em Angola.

Em Julho de 2010, Anselmo Ralph esgotou duas datas no Pavilhão Da Cidadela (Luanda), e actuou para 42.000 pessoas.

2011 foi o ano em que Anselmo Ralph editou Maxi Single “A Dor Do Cupido” que, em apenas em dois dias, vendeu 42 mil cópias, alcançando nos três meses seguintes o extraordinário número de 90 mil unidades vendidas (só em Angola).

Este grande artista bateu mais um recorde na sua carreira tendo tido mais de um milhão de visualizações no vídeo do tema “Não Me Toca” em apenas um mês.

Este ano (2012), Anselmo Ralph esgotou o Campo Pequeno numa apresentação inesquecível. Este concerto memorável é agora editado, nos formatos CD/DVD e digital.

‘Best of Anselmo Ralph – Live’ é o melhor registo em áudio e vídeo do cantor angolano até à data. Neste documento audiovisual, podemos encontrar as melhores imagens de Anselmo Ralph ao vivo, num espectáculo único, cheio de cor, energia e também romantismo.